Seja bem-vindo, Janeiro 2021!

A Onze!Press Comunicação deseja um mês repleto de saúde e conquistas

Janeiro é o primeiro mês do ano nos calendário juliano e gregoriano. É composto por 31 dias. O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus do começo na mitologia romana, que tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para a frente, o futuro. Júlio César estabeleceu que o ano deveria começar na primeira lua nova após o solstício de inverno, que no hemisfério norte era a 21 de dezembro, a partir do ano 709 romano (45 a.C.). 

Tradição

A Igreja dedica o mês de Janeiro ao Santíssimo nome de Jesus e á Paz Mundial. Janeiro (em latim, Ianuarius) é nomeado após Janus, o deus dos inícios e transições na mitologia romana.

Tradicionalmente, o calendário romano original consistia em 10 meses, totalizando 304 dias, sendo o inverno considerado um período sem mês. Por volta de 713 aC, o sucessor semi-mítico de Romulus, rei Numa Pompilius, deveria ter adicionado os meses de janeiro e fevereiro, de modo que o calendário cobria um ano lunar padrão (354 dias). Embora março tenha sido originalmente o primeiro mês do antigo calendário romano, janeiro se tornou o primeiro mês do ano civil, sob Numa ou sob os Decemvirs, por volta de 450 aC (os escritores romanos diferem). 

Nós, da Onze!Press Comunicação - Produção de Conteúdo Esportivo, desejamos um mês de janeiro de 2021 repleto de saúde e conquistas!


Fonte: Wikipédia