7 de Novembro, Dia oficial do Radialista no Brasil

Consta do calendário que o profissional do rádio comemora o seu dia em duas ocasiões. Uma no mês de setembro e outra em novembro. E qual seria a data certa? Uma é simbólica e a outra oficial?

A data 21 de setembro ficou conhecida no meio radiofônico como o Dia do Radialista, mas a Lei 11.327/2006 alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro. A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no governo Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma lei com a fixação de um piso salarial ou remuneração mínima para os profissionais do rádio.

Nova Lei

Com a nova lei, em homenagem ao dia de nascimento do músico e radialista Ary Barroso, os profissionais do rádio têm duas datas para comemorar: o dia 21 de setembro virou uma data simbólica, e o 7 de novembro, a oficial.

A ABERT adotou a data oficial, 7 de novembro, para homenagear todos aqueles que fazem do rádio esse importante meio de comunicação, serviço e entretenimento.


Nesta data de comemoração, a Onze!Press Comunicação - Produção de Conteúdo Esportivo cumprimenta todos os radialistas, que fizeram parte dessa trajetória de brilho e sucesso na comunicação brasileira.

* Fonte: ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV