OPINIÃO: Zeca Ferreira fala sobre a função de um treinador e a importância de treinar a tomada de decisões

Por Zeca Ferreira - Treinador de futebol
East Rifa/Bahrain
Ex-treinador Farroupilha/RS, PRS e Glória sub-17
Passagens por Arábia Saudita e Emirados Árabes
Ex-Preparador Físico da Seleção do Bahrain

Qual a função do treinador?

Segundo o professor Julio Garganta, eminente pesquisador do futebol, treinar uma equipe significa rotiná-la. Saindo do contexto futebolístico e buscando uma expressão dicionarizada, encontramos rotina como sendo o “caminho utilizado normalmente; hábito de fazer sempre do mesmo modo”


Avançando neste raciocínio, aquilo que é feito de forma costumeira será executado quase que automaticamente. Podemos então concluir que treinar/rotinar uma equipe seja algo assim como prepará-la a ponto que todos consigam responder de uma forma apropriada a um dado estímulo. Este estímulo pode ser o comportamento de um adversário ou de um companheiro, a zona onde a bola entre ou até um domínio feito de forma equivocada por um atleta oponente.

A importância da tomada de decisão

Passada esta primeira etapa, precisamos lembrar que o futebol é um esporte de tomada de decisões, e que estas decisões precisam ser treinadas, logo, o trabalho do treinador vai além de desenvolver comportamentos engessados, ou mesmo descontextualizados do objetivo final que é o jogo, mas sim preparar seus atletas para que sejam capazes de tomar decisões acertadas, ou pelo menos reduzir as chances de erro cada vez que forem solicitados a intervir. Treinar vai além de aplicar determinado exercício, mas, sim, fazê-lo dentro de um contexto e com um objetivo a ser alcançado.

A rotina, ou o comportamento esperado de uma equipe somente terá validade quando cada atleta for capaz de tomar a decisão certa e agir ou reagir a um estímulo de forma apropriada. Logo, preparar uma equipe é dar aos atletas, de forma individual, setorial ou coletiva, a possibilidade de tomar decisões acertadas, respeitando o modelo de jogo, o momento em que as ações ocorrem e, é claro, aquilo que foi treinado. 

Convido todos a visitarem minhas redes sociais e conhecerem um pouco mais do meu trabalho!

Instagram: @zecarferreira
Canal no Youtube: Treinador Zeca Ferreira
Canal no Telegram: Treinador Zeca Ferreira

Obrigado pela atenção e até a próxima!