OPINIÃO: A importância do aspecto mental na preparação do treinador

East Rifa/Bahrain
Ex-treinador Farroupilha/RS, PRS e Glória sub-17
Passagens por Arábia Saudita e Emirados Árabes
Ex-Preparador Físico da Seleção do Bahrain

É moeda corrente o fato de que a carreira de treinador exige uma ampla preparação. Quando este assunto era abordado normalmente limitava-se a mesma aos aspectos técnicos e táticos. Há algum tempo, esta preparação começou a abranger a liderança e gestão de pessoas. Tudo com muita validade e serventia para uma trajetória vitoriosa. Nesta busca de um profissional cada vez melhor preparado surge o aspecto mental como uma ferramenta a ser desenvolvida.

O treinador de futebol é quem tem a responsabilidade de conduzir, dar o norte a todo o trabalho, e ao responder por todas as suas decisões e escolhas, caminha numa linha tênue entre a convicção e a teimosia, o que pode expô-lo a pressões de vários setores, como imprensa, torcida e muitas vezes dentro do próprio clube, quando alguém da diretoria ou próximo a ela tem preferência por uma formação diferente daquela que está sendo mandada a campo. Sem falar que lidera uma comissão técnica e gerencia um grupo onde nem todos os atletas estão satisfeitos. E ainda nem chegamos na elaboração dos treinos e estratégias para cada jogo. 


É na figura do treinador que o atleta buscará orientação e tranquilidade 

Ao longo dos jogos, só um perfil equilibrado será capaz de avaliar qual o melhor caminho a seguir e qual a melhor orientação a passar. É na figura do treinador que o atleta buscará orientação e tranquilidade para executar corretamente o plano traçado e saber lidar com as intercorrências inerentes ao jogo, como expulsões, erros da arbitragem ou mesmo um gol do adversário.

Logo, ao avaliarmos o quanto um treinador está preparado para exercer a função, essa resposta vai além de dominar determinadas formações, fazer substituições acertadas e saber sair das armadilhas que o jogo oferece. 

Muito se estuda sobre o entendimento do atleta, sua complexidade e como extrair o máximo do seu rendimento, mas quem vai intervir para tirar este máximo também deve estar muito bem preparado, dominar várias ferramentas e especialmente mostrar-se equilibrado e fortalecido para, aí sim, ser capaz de conduzir outro profissional no caminho da descoberta e lapidação de suas potencialidades.

Convido todos a visitarem minhas redes sociais e conhecerem um pouco mais do meu trabalho!

Instagram: @zecarferreira
Canal no Youtube: Treinador Zeca Ferreira
Canal no Telegram: Treinador Zeca Ferreira

Obrigado pela atenção e até a próxima!