OPINIÃO: Treinador Zeca Ferreira fala sobre projetos, perfil profissional e preparação

A Onze!Press Comunicação - Produção de Conteúdo Esportivo está abrindo espaço para que os seus clientes também possam opinar sobre as suas profissões. A partir desta terça-feira, 23 de junho, abrimos o canal de OPINIÃO. O primeiro profissional, com texto próprio, que abrirá a coluna é o treinador Zeca Ferreira. Profissional qualificado, com experiência internacional, destaca pontos importantes na vida profissional. BOA LEITURA! 

ZECA FERREIRA: "A escolha de um nome para estar à frente de um projeto deve ser algo criterioso"

        A escolha de um nome para estar à frente de um projeto deve ser algo criterioso, e levar em conta o perfil do profissional, as características do grupo de atletas, a estrutura do clube e seu objetivo na competição.

Não é todo profissional que se adapta a qualquer situação, existe aquele que prefere trabalhar com grupos mais experientes, outros com atletas mais jovens; uns preferem iniciar o trabalho e, desta forma, interferir diretamente na montagem do grupo, enquanto outros parecem apresentar melhores resultados quando dão prosseguimento a um trabalho anteriormente iniciado.

Por tudo isso, muitas vezes o treinador não tem o tempo necessário de implantar suas ideias, isso já aconteceu comigo em determinados momentos de minha trajetória, porém, a situação ideal nem sempre se manifestará, logo, devemos aprender a fazer o melhor possível na situação que ora nos apresenta.

Mas, então, qual o melhor perfil?

Não existe um perfil que seja melhor que o outro, apenas momentos ou situações que requerem determinado perfil, determinada linha metodológica. Estar no mercado significa ser analisado em todas essas nuances. Mas, muitos estão no mercado, e isso, não significa, necessariamente, estar pronto para assumir um clube e liderar um projeto. Só estará pronto para este desafio o profissional que manter-se atualizado, estudando, assistindo jogos, interagindo com outros profissionais, etc. 

Com o final da pandemia (algo esperado por todos), e gradual retomada das atividades que envolvem o futebol, muitos clubes passarão por um momento de reestruturação, repensando estratégias e perfis de comando. Estar pronto para este momento faz parte da vida profissional do treinador de futebol.

Treinador de Futebol