Federação Gaúcha de Futebol apresenta nova proposta para clubes da Divisão de Acesso

Reunião por videoconferência ocorreu nesta segunda-feira

Porto Alegre (RS) - Na tarde desta segunda-feira, 8/06, em uma reunião por videoconferência, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) apresentou uma proposta aos representantes dos clubes que disputam a Divisão de Acesso 2020. O projeto, que será analisado pelos dirigentes das 16 equipes, leva em conta a aplicação do protocolo de segurança desenvolvido pela entidade e a realidade econômica dos times.

Novo formato para a competição

Conforme sugestão da FGF, a ideia consiste em um formato como novos critérios e padrões. A competição reuniria as equipes do Acesso e da Segunda Divisão (Terceirona) em uma disputa regionalizada no segundo semestre. Seriam quatro localidades, com dois grupos com quatro clubes cada. O diferencial seriam os deslocamentos curtos e a redução do número de datas necessárias. O primeiro colocado de cada chave receberia uma taça e uma bonificação em dinheiro. Os vencedores de cada grupo disputariam o título de campeão da região em jogo único, com mando definido por sorteio. Os ganhadores receberiam mais um troféu e um valor em premiação.

Vagas na Copa do Brasil e Série D

Após o término, os campeões regionais garantiriam vaga em uma nova competição em que estaria em disputa uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro e uma vaga para a Copa do Brasil 2021. A Divisão de Acesso está suspensa desde 16 de março. Apenas três rodadas da fase classificatória foram disputadas. Uma nova conferência em vídeo para deliberar sobre essas questões foi agendada para a próxima segunda-feira (15).

Fonte: FGF
📷 Yuri Cougo Dias