Futebol Clube Santa Cruz faz 107 anos nesta quinta-feira


A Onze!Press Comunicação parabeniza o Galo Carijó

Nesta quinta-feira, 26 de março, o Futebol Clube Santa Cruz celebra 107 anos de história, sediado em Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Suas cores são o branco e o preto.

Um grupo de rapazes liderado por André Klarmann se reuniu no Hotel Schmidt, em 26 de março de 1913, no centro da cidade, para montar um novo clube de futebol.

Primeiro jogo da história

Seu primeiro jogo foi contra o Concórdia, no dia 3 de Abril de 1913, no campo da várzea, hoje Estádio Municipal junto ao Parque da Oktoberfest da cidade, registros não apontam o vencedor do jogo.

Na década de 1920, o Santa Cruz já tinha uma casa, os Plátanos, mas ainda tinha como nome Foot Ball Club Santa Cruz e não tinha seu apelido de "Galo", que foi adquirido após vencer o maior rival da época, o Grêmio Esportivo Santa Cruz por 2 a 0 e firmar-se com o apelido carinhoso.

Futebol profissional

O futebol profissional começou no ano de 1930, mas já nos anos de 1932 e 1933 o Santa Cruz foi vice-campeão do Interior, onde perdeu a final para o Pelotas por 5 a 2, após isso foi possível aplicar melhorias na estrutura do Estádio dos Plátanos.

Campanha de 2009

Uma das melhores campanhas foi em 2009, quando classificou-se para a segunda fase sem perder um único jogo em casa. Todavia, nas quartas-de-final pegou o Juventude em casa e sofreu o revés de 2 a 1 em jogo polêmico, dando adeus a competição.

Cuca e Valduíno

O maior nome que o Santa Cruz revelou foi o meia-atacante Cuca. Ele começou a se destacar em 1984, representando o Santa Cruz, quando tinha 21 anos e jogava como meia. Após uma boa temporada, atuou dois anos pelo Juventude e, de lá, transferiu-se para o Grêmio. Já o atacante Valduíno foi o herói do clube na campanha do vice-campeonato da segunda divisão estadual de 1983, quando marcou dez gols e ajudou a equipe a subir para o primeiro escalão gaúcho.

Atualmente, o Futebol Clube Santa Cruz disputa a Terceirona do Campeonato Gaúcho. 

A Onze!Press Comunicação parabeniza o Futebol Clube Santa Cruz, e deseja muitos outros anos de sucesso!